Os periquitos australianos, você encontra facilmente para comprar, seja de pet shop, mercado ou diretamente com o criador. São aves monogâmicas (um parceiro para toda a vida), que gostam muito de brincar, qualquer coisas que tiver no viveiro deles, como, corda, puleiro, balanço, dentre outros, já serve para se divertirem um pouquinho. São diferenciados facilmente machos e fêmeas quando adultos, através da cor do seu focinho (machos: focinho azul bem forte e fêmeas: focinho claro, podendo ficar marrom escuro quando em época de reprodução). Podem ser encontrados em diversas cores como, Verde, Azul, Branco, Amarelo, etc.
Eu comecei a minha criação com 2 casais a uns três anos. Destes casais eu consegui chegar num número de 20 periquitos em um ano. Depois de dois anos criando eles, eu resolvi vender todos, mas continuei com um casal, que é o que eu estou criando no momento.
Gostei muito da experiência de ter os periquitinhos australianos como pet, eles são muito fofos e brincalhões. Já cheguei a criar uma na mão, porém, ela morreu antes de completar um ano, pois, tinha um problema nas pernas e não conseguia ficar em pé, embora o problema nas pernas, ela conseguia se virar muito bem na gaiola. Mas um belo dia ela amanheceu morta e eu fiquei sem minha menina linda, a Pipoca.
![]() |
| Pipoca com poucos dias de vida. (repare nas pernas dela e do irmão, as pernas desde cedo eram abertas e eles não conseguiam firmar sobre elas.) |
![]() |
| Pipoca brincando na gaiola. |
Como eu tinha dito, a Pipoca se virava muito bem na sua gaiola como vocês podem ver. Todo o pessoal da minha casa sentiu a perda dela, pois, ela era um amor com todos aqui, quando passávamos perto da gaiola e não dava bola pra ela, aí era uma gritaria só, não parava de gritar enquanto alguém não fosse lá fazer um cafuné.
A seguir, tem fotos de três filhotes que nasceram aqui em casa, com alguns dias de vida.
Para criar um animalzinho deste, você irá precisar dos seguintes materiais:
- Viveiro grande
- Bebedouro
- Comedouro
- Comida e água a vontade
- Ninho caixa (caso queira reproduzir)









Nenhum comentário:
Postar um comentário