Quando eu era criança, já cheguei a criar essas fofuras com pelos, por dois anos. Comecei com um casal, o macho (Hanns) era do meu irmão e a fêmea (Hanna) era minha. Esse casal, ficou conosco por um ano, durante o decorrer deste ano, eles nos presentearam com o total de 53 filhotes. Sim... é muita coisa.
Por isso, não recomendo a reprodução destes animaizinhos em casa, deixe isso para quem realmente sabe fazer. Ok?!?
A reprodução de hamster, da muito trabalho e pra quem não está preparado, pode ser um incomodo muito grande e ruim. Pois, você leva pra casa um casal achando que será uma maravilha ter filhotinhos, realmente é uma coisa linda, mas não é nada fácil, se tem uma palavra que define a reprodução deles, esta palavra com certeza não é a palavra fácil. Cada ninhada, pode vir de 2 a 10 filhotes em média, então aí você verá como é difícil, pois o que vai fazer com esses filhotes em??? Vai simplesmente jogar fora??? Claro que não neh. Então tenha muita certeza de que você terá lugar pra eles, antes mesmo de comprar o casal - caso seja uma decisão reproduzir. De qualquer forma, o meu conselho é que você crie apenas um hamster, caso queira mais de um, então crie cada um em uma gaiola separada, pois eles podem brigar feio caso vivam juntos, eles são super territorialistas.
Os Hamster, são animais bem fáceis de manter, para isso você irá precisar de:
- Gaiola própria para Hamster, de preferência com mais de dois andares (já vem com o bebedouro, comedouro e rodinha)
- Forração (serragem ou areia de gato)
- Bebedouro próprio
- Comedouro (pode ser uma vasilhinha de aço inox, cerâmica, acrílico, dentre outros.)
- Rodinha para se exercitar
- Comida e água fresca a vontade
Coloque no fundo da gaiola, um pouco de serragem ou areia de gato (a serragem no Brasil, é feita da madeira Pinus, que ao entrar em contado com a urina do animal, libera uma substancia tóxica a eles, podendo desencadear uma série de problemas ou até mesmo levar a morte), organize do jeito que achar melhor, o bebedouro, comedouro e rodinha dentro da gaiola. Ofereça água fresca todos os dias e comida a vontade (encontrada em petshops e em casas de ração). Dê preferência à ração Nutrópica e/ou Alcon Club. Após organizar toda a gaiola como achar melhor, coloque seu mais novo amiguinho para morar nela. Ofereça também, couve, cenoura, mix de sementes, etc... Não alimente ele com apenas um tipo de alimento, pois irá ficar com falta de algum nutriente ou vitamina, que são necessários para que seu mais novo pet tenha uma vida longa (vivem em média 2 anos) e saudável. Troque a forração e limpe toda a gaiola, a cada 10 dias, ou menos se o cheiro estiver muito forte.
Sabendo disso, boa sorte com seu mais novo (a) companheiro (a).

Nenhum comentário:
Postar um comentário